O Índice de Polarização (P.I.), Entendendo o Treino Polarizado vs. Não Polarizado

How Can We Help?
< Back
You are here:
Print

Atletas e treinadores de resistência falam frequentemente sobre treinamento polarizado versus não polarizado. Mas o que isso realmente significa e como quantificar se um programa de treinamento é polarizado ou não? Uma nova métrica chamada índice de polarização (PI) visa fornecer alguma clareza. O índice de polarização é um cálculo simples que analisa a distribuição do seu tempo ou distância de treinamento em três zonas de intensidade:

Zona 1: Intensidade baixa

Zona 2: Intensidade média

Zona 3: Intensidade alta

Para determinar o PI

PI = log10(((Zona 1 / Zona 2 )* Zona 3) * 100)

Se o seu PI for maior que 2,00, sua distribuição de treinamento é considerada polarizada. Isto significa que a maior parte do seu volume de treino é gasto na Zona 1, com menos ênfase nas Zonas 2 e 3. O treino não polarizado distribui o volume de forma mais uniforme pelas três zonas. A pesquisa mostrou que atletas de resistência de elite tendem a seguir um modelo de treinamento polarizado. Seu alto volume de treinamento de baixa intensidade permite que eles absorvam os treinos intensos e se adaptem para ficarem mais fortes. Mas qual PI é ideal? Não existe um número perfeito, pois depende do seu esporte e objetivos específicos. O PI simplesmente quantifica sua polarização.

Resumindo, o índice de polarização é uma forma fácil de calcular se o seu treino é polarizado ou não com base no tempo ou distância em três zonas de intensidade. Ele fornece uma medida objetiva que você pode acompanhar ao longo do tempo à medida que refina seu plano de treinamento para obter o desempenho ideal. De uma chance! Você pode encontrar o índice PI na análise de atividades e na visualização do calendário do site SELFLOOPS.

Referência

Treff, G., Winkert, K., Sareban, M., Steinacker, J. M., & Sperlich, B. (2019). The Polarization-Index: A Simple Calculation to Distinguish Polarized From Non-polarized Training Intensity Distributions. Frontiers in physiology10, 707. https://doi.org/10.3389/fphys.2019.00707

Previous The Brunel Mood Scale (BRUMS)
Next Como é calculado o consumo de calorias nos aplicativos SELFLOOPS?
Table of Contents